O gestor educacional deve encarar a tecnologia como uma aliada durante a elaboração do seu plano de aula. Recursos tecnológicos ajudam a potencializar a aprendizagem, enquanto facilitam o trabalho do professor e têm potencial de transformar a aula, deixando-a mais interativa e cativante.
O professor precisa considerar a realidade que, com o avanço digital, os seus alunos estão cada vez mais conectados. Isso faz com que a sua atenção na sala de aula precise novamente ser capturada para não se perder para outros estímulos digitais.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, é estabelecido que a tecnologia precisa estar presente na sala de aula em todas as fases educacionais. Isso cria a oportunidade perfeita para implementar diferentes métodos e usos de tecnologia no dia a dia da classe.
Existem alguns métodos de incluir recursos tecnológicos no seu plano de aula, como esses a seguir.
Produção de conteúdo multimídia
Os alunos podem ser incentivados pelo professor a produzir conteúdo digital sobre temas da aula, seja em forma de texto como em vídeo ou podcasts. Esses projetos auxiliam o aluno a assumir um papel de protagonismo, além de estimular a escrita ou formulação de ideias que podem ser compartilhadas com o restante da classe.
A criação de blogs pode ajudar a classe a exercitar sua criatividade dentro dos temas abordados dentro de sala de aula. O uso de serviços como Google Sites e Google Slides, disponíveis na suíte de serviços Google for Education, pode ser uma boa saída para educadores expandirem os horizontes da sala.
Ambientes virtuais de comunicação
Grupos de mensagens em apps ou fóruns de discussão temáticos sobre os assuntos abordados na sala podem ajudar a expandir a conversa sobre as aulas. Esses ambientes permitem que os alunos possam tirar dúvidas fora do período dentro da sala, tendo contato direto com professores, de forma que pareça mais confortável para eles.
Uso de jogos no plano de aula
Educadores podem aproveitar a familiaridade dos alunos com o mundo dos jogos digitais e utilizá-los para enriquecer o conteúdo aplicado em sala de aula. Dessa forma, é possível que os alunos aprendam de forma lúdica, além de terem o estímulo para desenvolver habilidades comportamentais e cognitivas importantes, como trabalho em equipe e raciocínio lógico.
Conteúdo pensado para o mundo digital
Apresentar o conteúdo em formato digital permite que adendos aos textos sejam facilmente explorados pelos alunos, considerando que a linguagem hipertextual é uma forma de leitura não linear. Dessa forma, o professor pode incluir links que levam a conteúdos que esmiúçam pontos específicos do texto.
A criação de conteúdo em forma de e-books, PDFs interativos ou apenas textos que trazem hiperlinks para sites de notícia e vídeos pode enriquecer consideravelmente a aula.
Avaliações digitais
O plano de aula pode conter a aplicação de testes e atividades dentro de um ambiente digital, como, por exemplo, o Google Forms. Dessa forma, o professor utiliza da tecnologia para testar os conhecimentos da classe, tendo um feedback instantâneo, sabendo os caminhos que precisa seguir quando lidar com a classe, além de identificar possíveis dificuldades dos alunos acerca de temas abordados na sala de aula.
Se você precisa saber mais sobre este assunto, ou gostaria de implementar ferramentas e conteúdos em sua instituição de ensino, entre em contato com nosso time de especialistas. Vamos adorar poder ajudá-lo nesta jornada.