Muito se fala sobre como será a escola do futuro e quais serão as metodologias e ferramentas já existentes hoje que evoluíram para proporcionar um estudo mais envolvente e de alto desempenho. É quase impossível não levar em consideração algumas das tecnologias emergentes que certamente estarão na sala de amanhã, e que já estão dando as caras hoje em dia.
É possível considerar o uso de tecnologias como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial na sala de aula, visto que elas se tornam cada vez mais comuns no dia a dia de professores e alunos. Segundo pesquisas, nos EUA, 91% das crianças de 8 a 17 anos utilizam assistentes de voz ou têm acesso a smart speakers, que utilizam de inteligência artificial para realizar comandos em suas casas e smartphones.
Quando se fala em Realidade Aumentada, estima-se que já existem mais de 2 bilhões de usuários de dispositivos móveis com acesso a essa tecnologia, utilizada em aplicativos que vão desde jogos até filtros em redes sociais.
Isso mostra o quanto essas tecnologias emergentes já fazem parte do nosso dia a dia e, cada vez mais, se tornam ferramentas da escola do futuro.
Pesquisas sobre o uso de Realidade Aumentada em sala de aula indicam que alunos apresentam melhor desempenho educacional e se mostram mais motivados em relação ao seu aprendizado depois que professores passaram a utilizar a tecnologia. Nos EUA, 82% dos professores acreditam que o uso de RA, RV e IA pode ajudar a preparar melhor os alunos para futuras carreiras.
O uso das tecnologias por professores
Professores podem utilizar essas tecnologias emergentes como ferramentas para ajudar no dia a dia da escola. Ash Kumar, instrutor de Ciências de Tecnologia da Informação da Penn State University, propôs o uso de uma assistente de inteligência artificial ativada por voz para marcar a presença dos alunos em sala de aula e o quanto eles participam das atividades.
No Japão, o ministério da educação começou a testar uma IA em 500 salas de aulas para auxiliar no ensino oral e escrito de inglês. O governo da Alemanha já separou 3 bilhões de euros para investimentos até 2025 para pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial que possa ser utilizada em sala de aula. O mesmo vale para o uso de realidade virtual e aumentada em vários países ao redor do mundo.
Apesar de estar ainda nos estágios iniciais de uso em sala de aula, existem soluções, como as que utilizam realidade aumentada através de dispositivos móveis, que apresentam custo mais baixo e ainda podem enriquecer o aprendizado dos alunos.
Se você precisa de ajuda para entender, ou até mesmo aplicar, estes e outros conceitos e recursos na sua escola, converse com o nosso time de especialistas. Teremos o maior prazer em ajudar a difundir educação tecnológica de qualidade e com apoio integral à sua equipe.