Um estudo feito em parceria pela Google e Lenovo com turmas da 8ª série de escola SMK Jalan Empat, na Malásia, mostrou como o aprendizado online e o uso do Google Workspace for Education impactou positivamente alunos e professores, tornando as aulas mais interativas, aumentando a participação dos estudantes e economizando tempo dos professores.  

Segundo Khoo Hung Chuan, Diretor de Transformação e Desenvolvimento da Educação da Lenovo na Ásia, com a volta às aulas presenciais, os educadores precisam repensar as experiências de aprendizado para os alunos: “Acreditamos que transformar a educação é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Ao fornecer tecnologias mais inteligentes que projetam salas de aula mais inteligentes para os alunos, podemos prepará-los para a futura força de trabalho digital. A Lenovo está comprometida em equipar as escolas com as ferramentas e soluções certas para proporcionar um impacto positivo ao longo da jornada do aluno e do professor”, disse ele.  

Do total de professores entrevistados na pesquisa, 75% disseram que o Google Workspace for Education incentivou os alunos a se comunicarem mais usando o recurso de bate-papo. Com isso, os estudantes puderam ter discussões relevantes sobre os temas apresentados em sala de aula em tempo real. Os professores também notaram os alunos mais criativos, utilizando recursos tecnológicos para criar apresentações mais interessantes, tornando a sala de aula mais visual e interativa.  

Até mesmo recursos simples, como “levantar a mão” no chat, ajudam os alunos a participarem mais ativamente das aulas: “Os estudantes podem simplesmente “levantar a mão” sem ligar o microfone para mostrar participação. Acho que isso incentiva os alunos tímidos a participarem. Esse recurso realmente ajuda os professores a incentivar os alunos a interagir e gerenciar melhor a sala de aula”, disse um dos professores participantes.    

Alunos preferem Chromebooks à tablets para estudar

Todos os professores envolvidos na pesquisa concordaram que os Chromebooks e o Google Workspace for Education fizeram os alunos entenderem melhor os assuntos e ainda permitiram que eles aprendessem as lições mais rapidamente. 94% também concorda que esses recursos ajudam os estudantes a terem um desempenho melhor, concluindo suas tarefas com êxito em menor tempo.  

Outro ponto interessante que o estudo indicou é que os alunos preferem usar os Chromebooks para realizar suas tarefas de casa e encontrar informações sobre as aulas, enquanto usam seus tablets e smartphones para jogos. “O Chromebook é um dispositivo leve e versátil que foi desenvolvido para ajudar os alunos a aprender dentro e fora da sala de aula. Os recursos permitem que pais e professores fiquem à vontade com seus filhos e alunos manuseando seus laptops, incentivando aprendizado ilimitado onde e quando quiser”, compartilhou Khoo.  

Economia de tempo com Google Workspace for Education

Todos os professores disseram que o Google Workspace for Education os ajudou a economizar tempo no planejamento de aulas, avaliação e ensino, bem como em atividades não didáticas, como trabalho administrativo e gerenciamento escolar. 56% compartilharam que seu tempo é economizado em 1-5 horas por semana, o que lhes dá a oportunidade de personalizar uma experiência de aprendizado interessante.  

Se você quer melhorar o nível de aprendizado na sua escola, promovendo mais interação e economizando o tempo dos seus professores, converse com um de nossos especialistas.