Durante a Bett UK 2023, o Google teve a oportunidade de mostrar algumas novidades que vem preparando para o Google Sala de Aula e suas ferramentas voltadas ao ambiente educacional. Um dos temas abordados foi o crescente avanço da inteligência artificial em sistemas do nosso dia a dia e como essa tecnologia poderia ser integrada na escola.

Trazendo à tona a pesquisa realizada pelo Google sobre o futuro da educação, em que especialistas ao redor do mundo falaram sobre o caminho que instituições de ensino devem seguir nos próximos anos, a empresa acredita que IA pode ajudar a desenvolver o potencial de alunos de formas que muitos ainda não conseguem perceber.

Algumas funções já integradas em sistemas do Google permitem que educadores transformem o conteúdo de ensino com inteligência artificial, apresentando atividades interativas e suporte personalizado. Professores poderão destacar algumas habilidades quando realizarem testes para seus alunos, permitindo que eles recebam dicas caso tenham dificuldade para responder alguma questão. Isso ajudaria na identificação de possíveis entraves no aprendizado dos estudantes, permitindo que cada um receba atenção especial para ajudar no seu desenvolvimento.

Professores também poderão utilizar vídeos do YouTube no Google Sala de Aula (Google Classroom) para que os alunos possam receber feedback em tempo real para suas perguntas. Com o Screencast presente no ChromeOS, professores e alunos poderão gravar e transcrever lições, apresentações e demonstrações, agora disponíveis em diversos idiomas. Algumas dessas demonstrações ajudam os alunos a entenderem melhor o conteúdo dado em sala de aula, apresentando aplicações no mundo real sobre o que foi passado.

Essas são apenas algumas soluções tecnológicas que o Google Sala de Aula pode oferecer para melhorar o ensino de sua escola. Converse com o nosso time de especialistas. Teremos o maior prazer em ajudar a difundir educação tecnológica de qualidade e com apoio integral à sua equipe.