Com um mundo em constante mudanças, necessidades específicas passaram a surgir dentro dos ambientes de ensino, visando a construção das mentes dos líderes do amanhã. A escola do futuro precisa estar preparada para equipar alunos com as habilidades para solucionar problemas, tanto de maneira individual como em grupo.
O papel dos educadores é preparar seus alunos para que eles possam desenvolver sua posição cívica, assim como intelectual, através de aprendizado personalizado. Durante a pandemia, foi possível encontrar gaps no aprendizado e identificar a necessidade de pessoas preparadas para realizar trabalho em equipe. Essas descobertas acabam gerando oportunidades para uma evolução do aprendizado.
O relatório da 2021 da Unesco intitulado “Reimaginando nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação” reforça essa ideia de que uma nova visão sobre o propósito da educação deve ser formada, focada nos princípios da cooperação, colaboração e empatia.
A tecnologia da escola do futuro
Uma forma de colocar o aprendizado de uma instituição de ensino no caminho certo pode estar no uso de tecnologia. É possível transformar a educação, criando um ambiente próspero para o aprendizado, personalizando a experiência para cada aluno. Identificando as skills de cada aluno e sabendo como trabalhar com esses dados, é possível preparar uma jornada personalizada para cada um, deixando o estudante em papel de protagonismo no seu próprio aprendizado.
Utilizando tecnologias como o Google Sala de Aula, os professores podem criar tarefas em grupo, preparando os alunos para o trabalho colaborativo, mas ainda tendo foco em suas habilidades individuais.
Sistemas como o “Sucesso do Aluno” podem ajudar no desenvolvimento de skills dos alunos, analisando com a ajuda de inteligência artificial o seu desempenho, conseguindo direcioná-lo conforme suas aptidões e proporcionando um ensino em que ele aprende a coisa certa, no momento certo.
Se você quer melhorar o nível de aprendizado na sua escola, promovendo mais interação e economizando o tempo dos seus professores, converse com um de nossos especialistas.