Não há como fugir. A tecnologia e o mundo virtual já marcam presença dentro e fora da sala de aula, seja nos jogos, atividades de lazer, no estudo e no trabalho.

Com alunos cada vez mais conectados, salas de aula integradas e a presença digital mais marcante em nosso dia a dia, surge um novo desafio para escolas e universidades: a segurança e a acessibilidade na internet. 

“Os pais e os responsáveis querem que as escolas ajudem os alunos a desenvolver relacionamentos saudáveis com a tecnologia, tornando-se usuários seguros e confiantes do mundo digital. Pesquisas mostram que a inclusão da segurança on-line no currículo escolar é fundamental para as crianças aprenderem a usar as tecnologias de maneira segura e responsável, principalmente se souberem administrar, em vez de evitar, os riscos on-line.”  (O Futuro da Sala de Aula | Google For Education)

Mas como ajudar crianças e adolescentes a terem uma relação saudável com a tecnologia?

Restringir completamente o uso de telas e tecnologias não é o melhor caminho, já que vivemos em um mundo amplamente conectado. Desenvolver soft skills necessárias, juntamente com o uso restrito e seguro de telas, talvez seja a melhor solução, já que crianças e adolescentes vão se deparar com o ambiente virtual mais cedo, ou mais tarde. 

E se o uso passivo das telas preocupa educadores e profissionais da saúde, é necessário entender como realizar tais atividades de maneiras benéficas e produtivas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de telas para crianças, por exemplo, não precisa ser totalmente restrito a partir dos dois anos, mas limitado.

Fonte: Google Education

Equilíbrio é fundamental

Assim como tudo na vida, a internet não é 100% boa ou 100% ruim. Existe um limite invisível a ser considerado entre o que é proveitoso e o que é prejudicial neste ambiente. Cabe aos pais, e aos educadores, ajudá-los a traçar essa linha e manter um relacionamento saudável com toda essa conexão e integração. E é aí que entra a responsabilidade digital. 

Além de ensinar a usar as tecnologias, é preciso incluir o ensino de boas práticas digitais e reforçar questões de segurança neste mundo online capacitando crianças e adolescentes a administrar e evitar situações de risco na internet. 

Como sua instituição tem utilizado o digital? 

Em casa é papel dos pais monitorar e ensinar sobre segurança no mundo digital, mas e na escola? Se temos cada vez mais tecnologias em laboratórios, bibliotecas e salas de aula, como funciona este monitoramento e o ensino de boas práticas? 

O papel da escola é fundamental neste ponto. Inserir conteúdos de segurança e responsabilidade digital no currículo escolar está cada vez mais essencial e imprescindível para termos um ambiente confortável e saudável para os alunos. 

Se você precisa saber mais sobre este assunto, ou gostaria de implementar ferramentas e conteúdos em sua instituição de ensino, entre em contato com nosso time de especialistas. Vamos adorar poder ajudá-lo nesta jornada.