A Geração Z, formada por estudantes que nasceram entre 1992 e 2010, apresenta particularidades que impactam diretamente a dinâmica escolar.
Uma vez que esses jovens são “nativos digitais”, seus valores e experiências foram construídos a partir de uma vivência combinada entre o mundo físico e o digital. Isso traz implicações práticas como, por exemplo, a dificuldade em se concentrar em determinados formatos ou conteúdos e, ao mesmo tempo, lidar com o excesso de estímulos e informações.
Se no passado, por exemplo, o desafio era a escassez de fontes de pesquisa para uma tarefa escolar, hoje a dificuldade, para a escola, é competir a atenção dos alunos com os estímulos digitais, e para o aluno, reside em saber selecionar e analisar criticamente as infinitas opções disponíveis na rede.
Então, quais são os maiores desafios do ensino e como construir um ambiente de aprendizado mais estimulante?
1) A necessidade de expressão e interação
Uma das características da geração Z é a relação de duas vias que desenvolveram com a informação, na qual a leitura deixou de ser uma atividade passiva para ganhar desdobramentos ativos, como o compartilhamento de notícias, as emissões de opinião por meio dos campos de comentários, os “likes” e as expressões não verbais (Ex: uso de figurinhas, GIFS e emojis).
Tudo isso é intermediado principalmente pelas Redes Sociais e pelos aplicativos de mensagens instantâneas. Isso faz com que os jovens possuam uma maior necessidade de expor suas opiniões, interagindo mais e procurando por feedbacks aos seus questionamentos.
2) A importância do contexto social
Diferente das gerações anteriores, os jovens tenderão a desempenhar não apenas uma única função profissional em suas vidas e, possivelmente, poderão fazer mais de uma graduação ou mesmo mudar de carreira quando julgarem necessário. Essa fluidez está relacionada a uma busca por propósito, por encontrar no trabalho algum nível de significado alinhado aos valores pessoais.
Tal cenário exigirá do aluno uma maior capacidade de adaptação, de saber correlacionar diferentes competências e entender seu papel na sociedade, aprendendo por meio de exemplos práticos e construindo soluções para problemas reais.
3) A busca por desafios estimulantes
O perfil da geração Z tende a ser mais ansioso e imediatista, podendo representar um desafio ainda maior na hora de captar a atenção e manter os alunos engajados no processo de aprendizagem. Por isso, é fundamental extrair o máximo que a tecnologia tem a oferecer para criar um ambiente que seja desafiadoramente atraente para eles.
Alguns exemplos de ferramentas para esse objetivo são os ambientes de robótica, que estimulam a criatividade e desenvolvem o interesse dos estudantes em engenharia, matemática e física. Outro caminho interessante é trazer elementos de gamificação, ou seja, a utilização de jogos digitais (com pontuação, graduação dos níveis de dificuldade, entre outros elementos) para estimular o aprendizado.
Sala Google e as vantagens do ambiente virtual
Entender as necessidades dos alunos e oferecer um ambiente de aprendizado que dialogue com a sua realidade é fundamental para mantê-los engajados e estimulados.
Por isso, a Reeducation apresenta a Sala Google, um ambiente composto por recursos tecnológicos que aprimoram e potencializam a experiência de ensino.
Ferramentas de robótica, recursos de programação e realidade virtual, óculos 3D, notebooks para alunos e professores, ferramentas do Google Classroom e diversos outros recursos para colocar sua instituição no topo da tecnologia.

QUER IMPLEMENTAR A SALA GOOGLE NA SUA ESCOLA?
5 vantagens da Sala Google para a instituição:
1. Certificação de Escola Referência Google
2. Estímulo às discussões e atividades entre alunos e professores
3. Ambiente de ensino temático, colaborativo e integrado
4. Plataformas seguras e facilmente gerenciáveis
5. Experiência aprimorada de aprendizagem
