Criar um plano de aula eficiente deve levar em consideração a realidade em que os alunos estão incluídos. Um exemplo disso é prestar atenção na forma como os estudantes se relacionam com o universo digital e como incluir segurança online pode melhorar o seu aproveitamento em sala de aula e como indivíduos em sociedade.
Um relatório criado pelo órgão regulador de comunicações do Reino Unido indica que crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos são fortes usuárias da internet, com redes sociais e sites de vídeo entre os endereços mais acessados. Apesar de o Brasil viver uma realidade um pouco diferente na questão de digitalização da população, o fácil acesso que crianças e adolescentes têm da internet cria um alerta sobre seu uso indiscriminado.
A internet pode ser uma excelente ferramenta para o aprendizado, mas seu uso excessivo pode causar o efeito contrário, fazendo com que alunos percam o interess06e no ensino, além de desenvolver comportamento agressivo.
A segurança online é algo que deve ser abordado junto dos responsáveis pelos estudantes, mas pode ser incluído no plano de aula para apresentar desde o ensino fundamental como se comportar e utilizar a rede como uma ferramenta eficiente e positiva.
Aqui estão algumas dicas para ensinar segurança online nas escolas:
- Ajude os alunos a entender os riscos de navegar na internet, como vírus, hackers, golpes, bullying, entre outros.
- Ensine as regras básicas de segurança online, como não compartilhar informações pessoais, não clicar em links suspeitos, não fazer download de arquivos desconhecidos e não conversar com estranhos online.
- Use exemplos reais de problemas de segurança online que ocorreram em outras escolas ou comunidades. Isso ajudará os alunos a entender melhor como esses problemas podem afetá-los e como evitá-los.
- Incentive os alunos a se comunicar com um adulto de confiança se tiverem algum problema online ou se receberem mensagens suspeitas ou ameaçadoras.
- Ensine aos alunos como proteger sua privacidade online, incluindo como configurar suas contas de mídia social para serem privadas, como usar senhas fortes e como evitar compartilhar informações pessoais online.
- Use jogos e atividades interativas para ajudar os alunos a entender melhor a segurança online. Existem muitos recursos educacionais online disponíveis que podem ajudá-lo a ensinar segurança online de uma maneira divertida e envolvente.
- Mantenha-se atualizado sobre as tendências e ameaças de segurança online para poder compartilhar informações precisas e relevantes com seus alunos.
Ensinar segurança online é importante para ajudar os alunos a se protegerem na internet. Começando com essas dicas, você pode ajudar seus alunos a entender melhor os riscos online e como se comportar em um mundo conectado.
Se você precisa de ajuda para entender, ou até mesmo aplicar, estes e outros conceitos e recursos na sua escola, converse com o nosso time de especialistas. Teremos o maior prazer em ajudar a difundir educação tecnológica de qualidade e com apoio integral à sua equipe.