O ensino híbrido, modelo que acabou se popularizando muito em decorrência da pandemia de Covid-19, apresenta algumas características bastante particulares. 

Ao mesmo tempo em que esse modelo possibilita novos tipos de interação e dinâmicas acadêmicas, ele também exige uma estrutura tecnológica robusta e profissionais engajados e preparados para protagonizar esse momento de transição. Não apenas os educadores, mas também os gestores educacionais e profissionais de TI precisam trabalhar em sinergia para garantir que a educação evolua em sincronia com as novas tecnologias e atenda às necessidades dos estudantes. 

Mas todo esse preparo vale a pena? Quais são os principais benefícios do modelo híbrido que justificam a sua implementação? 

Os 3 principais benefícios do modelo híbrido são: 

  • Personalização do ensino 
  • Aumento do engajamento dos alunos 
  • Instituições e alunos mais conectados 

TRILHAS DE APRENDIZADO PERSONALIZADAS 

Imagine um jogo de videogame no qual você pode escolher quais habilidades o seu personagem vai desenvolver para enfrentar os desafios e evoluir de nível. Essa é a experiência que muitos jovens já experimentam em jogos eletrônicos de aventura e estratégia. Com soluções como a Sala de Aula Conectada, oferecida pela Reeducation em parceria com a Google, os jovens se beneficiam dessa mesma dinâmica com a qual já estão habituados, só que agora no ambiente de ensino.  

Para isso, passam a contar com uma plataforma de cursos livres, onde a sua instituição pode compartilhar conteúdos adicionais ao longo do ano letivo, visando complementar a formação acadêmica. 

ALUNOS MAIS ENGAJADOS 

O modelo híbrido inova ao permitir trazer recursos didáticos que vão além da tradicional lousa e giz. O mundo evoluiu e a Educação precisa acompanhar esse ritmo para continuar relevante. Esse alinhamento tende a renovar o interesse dos jovens que já nasceram em um ambiente digital e estão habituados a lidar com a realização de multitarefas simultâneas e, acima de tudo, estão conectados à Internet o tempo inteiro. 

Por isso, a Sala de Aula Conectada oferece diversas soluções Google For Education que permitem captar a atenção dos alunos, reduzindo os índices de evasão, fidelizando alunos e atraindo novas matrículas. 

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E ALUNOS MAIS CONECTADOS 

O estudo híbrido é uma realidade nas instituições de ensino. Contudo, é preciso elaborar um plano de aula integrado e com definições claras sobre os objetivos, tarefas, recursos digitais utilizados, prazos e métodos de avaliação. Um dos grandes diferenciais da Sala de Aula Conectada é oferecer ao educador roteiros de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), onde os docentes podem compartilhar seus planos de ensino. 

Com esta solução, a universidade também pode oferecer aos estudantes um portal de serviços que simplifica toda a comunicação entre instituição e alunos, com informativos de eventos, divulgação do calendário letivo e muito mais.