A educação é um dos pilares de transformação da sociedade. É através dela que nós formamos não apenas profissionais mais capacitados, mas cidadãos muito mais conscientes e ativos na sociedade. Por isso, não é segredo que os municípios com uma política pública que valoriza e investe na educação, obtêm melhores resultados.
E quando falamos em resultados na educação, um dos indicadores mais importantes é o rendimento escolar. O rendimento escolar pode ser definido como o desempenho dos alunos em relação ao conhecimento adquirido e também à habilidade de aplicação. Assim, os estudantes devem passar por avaliações que medem a capacidade nos aspectos qualitativos e quantitativos.
A queda no rendimento escolar pode indicar desafios que não estão sendo superados no processo de aprendizagem. Diversos fatores pessoais podem impactar diretamente no rendimento do aluno, como a má alimentação e qualidade do sono, o cansaço pelo excesso de atividades extracurriculares e um ambiente familiar conturbado.
O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR?
A escola desempenha um papel fundamental para o engajamento e motivação do aluno. Assim, os gestores e professores podem elaborar estratégias conjuntas com a família para estimular os estudantes a superar alguns dos obstáculos no processo de aprendizagem. Nesse aspecto, a tecnologia pode se tornar uma poderosa aliada.
Os desafios de aprendizagem que a tecnologia ajuda a superar:
- Baixa motivação e interesse dos alunos
- Dificuldade em compreender os conteúdos
- Alunos desengajados com os projetos interdisciplinares
- Problemas de assiduidade e evasão escolar
A Reeducation tem demonstrado, através de parcerias com grandes grupos educacionais e prefeituras, que é possível reinventar o modo de ensinar. Com a solução Escola Digital, os estudantes têm acesso a dispositivos simples e poderosos, com recursos de segurança e acessibilidade integrados capazes de melhorar o relacionamento na sala de aula.
Graças às ferramentas da plataforma Google Workspace for Education é possível diversificar a dinâmica das aulas, tornando-as mais atrativas com recursos práticos e tecnológicos. A dinâmica colaborativa torna o momento de aprendizagem mais atrativo para os estudantes, aumentando as chances de despertar e reter o seu interesse.
Quando falamos em revolução digital, ensino híbrido e Educação 4.0, pode parecer apenas um sonho distante da realidade. Mas a verdade é que esses projetos estão cada dia mais acessíveis. Não apenas a escola, mas a vida dos alunos e do município como um todo pode ser transformada para melhor quando a Educação é priorizada. E quanto antes essa transformação começar, mais cedo os benefícios serão vistos.