O Google Meet, presente na suíte de ferramentas Google for Education, é uma excelente ferramenta para professores que trabalham com o modelo híbrido de aprendizado. O contato com os alunos, mesmo que online, é muito importante e deve ser o mais claro possível para não afetar no desempenho dos estudantes.

Por conta disso, existem algumas extensões que ajudam consideravelmente os educadores a terem total controle de sua classe, mesmo que de maneira remota. Reunimos cinco exemplos de extensões que todos os professores que utilizam o Google Meet deveriam conhecer para começar a utilizar no seu dia a dia.

Google Meet

Grid View for Google Meet

Enquanto numa sala de aula, os alunos precisam estar sempre atentos ao seu professor, é importante para o educador conseguir visualizar todos os estudantes de uma só vez para entender o momento que precisa explicar melhor algum tópico da aula. 

Isso pode ser feito com a extensão Grid View for Google Meet, que deixa as câmeras de todos os alunos reunidas em uma tela só em forma de grade. O professor consegue visualizar todos os estudantes de maneira clara, tornando a tarefa de lidar com até 30 alunos bem mais simples.

Reactions for Google Meet 

Para evitar interrupções que atrapalham o andamento da sua aula, uma boa saída é o uso da extensão Reactions for Google Meet, que permite que estudantes possam se comunicar com o professor e colegas utilizando emojis de reação durante a aula. É possível que eles usem essas imagens para chamar a atenção do professor quando tiver dúvidas, tornando mais fácil de organizar a forma como atender os alunos.

Meet Attendance 

Uma extensão que ajuda os professores a terem uma noção mais clara da participação dos alunos do ensino remoto, a Meet Attendance cria uma planilha do Google com a marcação de presença dos alunos nas aulas. 

Dessa forma, o professor pode seguir com o conteúdo e, automaticamente, as informações de presença são registradas, podendo ser comparadas com a lista de alunos da classe.

Push to Talk 

Evitando que alunos liguem os seus microfones durante explicações de conteúdo, algo que pode acabar com a harmonia e ritmo da aula. Utilizando a extensão Push to Talk, o professor pode silenciar todos os alunos, que só conseguem ter seu áudio transmitido ao pressionar a tecla de espaço.

Tactiq Pins 

Após finalizar uma aula, professores e alunos podem precisar de alguma informação específica que acabou passando. 

Um jeito mais simples que gravar o vídeo e buscar os dados é utilizar a extensão Tactiq Pins, que utiliza inteligência artificial do ChatGPT para criar transcrições e resumos dos pontos principais, que podem ser compartilhadas com os estudantes rapidamente.