Estima-se que 92% dos empregos do futuro, em todo o mundo, exigirão competências digitais, sendo 45% deles focados em configurar e trabalhar com com confiança em sistemas e tecnologias digitais.

A tecnologia está presente em todos os ambientes: no mercado de trabalho, hospitais, escolas, no entretenimento, na segurança, entre outros. Se olharmos para trás, é nítido que o avanço da tecnologia corre a passos largos, deixando conceitos, equipamentos e pensamentos obsoletos com velocidade recorde. Crianças que entraram na escola em 2018 enfrentarão desafios futuros que não podem sequer ser previstos hoje.

E como preparar as crianças e adolescentes para este mundo “desconhecido”?

A educação é a chave para desvendar e explorar mundos novos. É por meio dela que os alunos aprendem conceitos básicos das disciplinas, mas também desenvolvem suas habilidades para se tornarem cidadãos do mundo.

Hoje, não é possível falar de futuro, e do presente, sem citar a tecnologia como grande aliada do ensino. Além dos aplicativos que facilitam a rotina de alunos e professores, são inúmeros softwares e ferramentas de apoio para serem usados em sala de aula. O conceito de educação STEM torna-se cada vez mais sustentável e necessário para preparar os alunos para os desafios tecnológicos das próximas décadas, mesmo que ainda não se saiba exatamente o que eles enfrentarão.

Usar plataformas e ferramentas digitais não é mais visto como um diferencial nas escolas, mas sim um direito e uma necessidade para os estudantes. É preciso educar e preparar pessoas para que não se tornem obsoletas em suas profissões, este é o ponto.

“Acredito que as escolas não possam funcionar sem codificação e STEM. Na Finlândia, a codificação faz parte do currículo desde a primeira série; ela não é ensinada separadamente, mas por meio do estudo de várias disciplinas.”

Anneli Rautiainen, Chefe da Unidade de Inovação da Agência Nacional Finlandesa para a Educação

 

Pensamento computacional: além das ferramentas, precisamos mudar a forma de pensar

Não adianta preparar estruturas e ter os melhores softwares e ferramentas digitais se o foco da educação ainda está no professor que fala e o aluno que apenas ouve. É necessário rever metodologias, capacitar os professores e preparar os alunos para estas mudanças.

O pensamento computacional age diretamente neste ponto. É por meio dele que os alunos desenvolvem sua capacidade criativa, crítica e estratégica para aplicar diretamente na resolução de problemas. Logo, pensamento computacional pode ser definido como uma estratégia usada para criar tais soluções usando tecnologia como base, não necessariamente usando programação, ou computadores para isso.

Os quatro pilares do pensamento computacional

Pensar que problemas podem ser resolvidos a partir de soluções mais práticas e sustentáveis, nos leva a pensar que a tecnologia pode ser a base para encurtar caminhos e promover resoluções mais certeiras e lógicas. Alguns estudiosos classificam o pensamento computacional como algo que pode ser efetivado tanto por processadores quanto por pessoas.

O pensamento computacional está fundamentado em quatro pilares:

  • Decomposição: capacidade de dividir uma questão complexa em partes menores, para que as soluções possam ser realizadas em etapas, facilitando o todo
  • Reconhecer Padrões: o nome já sugere. Reconhecer características comuns nos processos ajuda a solucionar problemas com mais facilidade e agilidade
  • Abstração: saber reconhecer elementos relevantes, deixando de lado tudo aquilo que não precisa, ou não deve ser considerado
  • Algoritmos: analisando todos os pontos já citados, aqui se estabelece a análise e a criação de um grupo de regras para solucionar problemas.

Habilidades e capacidades desenvolvidas e estimuladas no pensamento computacional 

Quando se aplica o conceito do pensamento computacional, e os alunos começam a desenvolver a capacidade de resolver problemas por meio desta estratégia, pode-se observar um estímulo claro ao modo de pensar e estimular determinadas habilidades:

Pensamento lógico

Observar o problema, identificar padrões e tomar decisões a partir dessas análises coloca a criança  para focar no pensamento mais racional, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico e prático usado em diversas situações do cotidiano.

Alfabetização digital

Ao ter contato com aplicativos, jogos e eletrônicos para solucionar problemas e apoiar a aprendizagem, os alunos desenvolvem capacidades necessárias para um mundo digital. Pessoas que não sabem, ou não têm habilidades definidas nessas áreas podem se tornar profissionais obsoletos, ou, analfabetos funcionais. Por mais que ainda não se saiba como será a tecnologia daqui alguns anos, desenvolver essas competências é fundamental para que estes cidadãos assimilem novas tecnologias com mais facilidade.

Protagonismo e autonomia

Não basta apenas ensinar a consumir tecnologia. É necessário fazer com que as crianças e adolescentes se tornem ativos na programação, produção e criação no mundo tech. Dessa forma, elas passam de passivas, para pessoas mais autônomas e protagonistas da própria educação, desenvolvendo pensamento crítico e sua criatividade.

Como inserir o pensamento computacional em sua instituição de ensino

Como já citado, a estrutura e os equipamentos importam muito na construção de espaços físicos e digitais dentro e fora da sala de aula, mas é necessário ir muito além disso para criar realmente um ambiente propício e preparado para o desenvolvimento do pensamento computacional.

A capacitação de professores é um dos pontos chaves dessa jornada. Investir em tecnologia e softwares de última geração é ótimo, mas ter pessoas preparadas para implantar e acompanhar essa transformação é que vai definir se o seu projeto escolar vai funcionar, ou não, para os seus alunos. Se você pensa em investir tempo e recursos financeiros para apoiar o ensino, não esqueça de separar parte disso para capacitar os educadores.

Se você precisa de ajuda para entender, ou até mesmo aplicar, estes e outros conceitos e recursos na sua escola, converse com o nosso time de especialistas. Temos soluções para instituições de todo porte. Não importa se você tem dez ou dez mil alunos.

Teremos o maior prazer em ajudar a difundir educação tecnológica de qualidade e com apoio integral à sua equipe.