Captar, engajar e desenvolver alunos: como a tecnologia pode ser a base para transformar a experiência de aprendizados de acadêmicos da nova geração. Esses foram os principais temas debatidos no Google Day, evento que reuniu nesta quarta-feira, 10 de outubro, educadores, gestores e profissionais de tecnologia para uma conversa sobre soluções inteligentes para instituições de ensino.
À frente da conversa, Alfredo Deak Junior, Google Strategic Business Executive, destacou os principais pilares que irão desenvolver uma jornada de sucesso para alunos e professores:
Atendimento 24/7
Hoje, conversas e interações não têm hora marcada para acontecer e é isso que os alunos buscam quando se trata do seu desenvolvimento. Desde o momento inicial, na captação de novos alunos por meio de campanhas de marketing, é preciso oferecer canais de atendimento que estejam sempre disponíveis. Um assistente de admissão virtual irá suprir essa demanda, respondendo, em média, até 95% das solicitações feitas pelos interessados.
Esse serviço de inteligência também pode ser usado por alunos que já fazem parte da instituição, suportando duas áreas relevantes: o administrativo e o conteúdo. A interface irá responder dúvidas frequentes dos estudantes, como horários das aulas e informações sobre professores. Enquanto a parte voltada ao conteúdo terá uma conversação personalizada, cumprindo o papel de tutor virtual e recomendando conteúdos relevantes e complementares aos vistos em sala de aula.
Essas soluções, além de oferecerem mais praticidade aos alunos, também auxiliam no dia a dia da operação de atendimento e CRM das instituições. Por meio de machine learning, é possível que o robô escute as conversas entre alunos e o atendimento, sugerindo conteúdos relevantes que apoiem a argumentação e solucionem questões de maneira rápida.
Inteligência artificial a serviço do engajamento
Como compreender o nível de maturidade e engajamento de cada aluno? Com inteligência artificial é possível clusterizar grupos de estudantes de acordo com o seu desenvolvimento, oferecendo, de forma proativa, conteúdos personalizados. Para Deak, é preciso “entender as fases que fazem o aluno se desinteressar, entregando a ele materiais que permitam o engajamento”.
Em semana de provas, por exemplo, o sistema poderá recomendar, diretamente no WhatsApp do estudante, materiais complementares que o ajudarão a relembrar e compreender o conteúdo que será cobrado. Essa inteligência também permite que os materiais fiquem disponíveis em diferentes formatos, para serem consumidos de acordo com o interesse e disponibilidade do aluno: “Usando a inteligência artificial, é possível ver que alguns conteúdos por escrito não são consumidos pois um grupo de alunos fica por horas no ônibus diariamente. Então, a ferramenta produz o mesmo conteúdo em áudio para que esses alunos não fiquem para trás”, aponta Deak.
Tudo isso é possível por meio da catalogação do conteúdo, onde todos os materiais disponíveis no sistema podem ser facilmente encontrados por meio de palavras-chave. Essa solução permite, por exemplo, a transcrição de áudio para texto e a identificação de temas de interesse em imagens e vídeos. Como resultado, os professores tem um maior controle da matriz curricular.
Para que os professores tenham ainda mais visibilidade sobre o engajamento dos alunos, a Inteligência Artificial compreende o conteúdo enviado, seja em texto, vídeo ou áudio, e elabora um quiz para compreender se o aluno viu e compreendeu o conteúdo.
Desenvolvimento de carreira
Durante o Google Day, Deak destacou a importância de a instituição compreender, desde o momento zero da entrada de um novo aluno, o que ele entende como sucesso em sua jornada acadêmica. Alguns alunos podem chegar com uma meta de carreira estabelecida, mas muitos precisam da ajuda de um conselheiro que os ajude a entender os desafios. Para Deak, “a aquisição já nasce sabendo o que o aluno quer para o futuro. Se ele não sabe, a escola ajuda a estabelecer um objetivo e uma jornada para aquele perfil”. Nesse momento, perguntas como “quais são as soft skills desse aluno?”, “Quando ele sair da escola, o conhecimento adquirido foi o suficiente para a carreira que ele deseja?” são de extrema relevância para guiar esse caminho.
Para ajudar os educadores nesse desafio, o Google une pilares de extrema importância no desenvolvimento dos alunos:
- Complementação das matrizes educacionais com materiais que o mercado já vem disponibilizando por meio de produtores de conteúdo
- Análise de dados para compreender o contexto socioeconômico de cada região e, com isso, entregar conteúdos personalizados para formar profissionais com o perfil que o mercado procura
- Análise de tendências que indicam quais cursos são mais interessantes em cada região e em que tipo de matéria extracurricular a instituição deve investir para atender as necessidades dos alunos e do mercado
- Dashboard customizado com uma área de Carreira do Aluno, onde será possível observar quais “match’s” o aluno já tem com a carreira que ele busca
Do Google Day para a sua instituição de ensino
Todas as soluções apontadas para o futuro da educação no Google Day já estão disponíveis e podem ser integradas à sua escola ou universidade! Converse com um especialista da Reeducation e descubra como usar a tecnologia para formar os profissionais do futuro.